Translate

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Criancinhas que mentem


Por Içami TibaA mentira envolve alguns aspectos que têm que ser levados em conta quando ela é avaliada:

1.O que é uma mentira
2.A criança que mente
3.A quem a criança mente
4.Maneiras que se mente
5.Conteúdos da mentira
6.Intenções da mentira
Dizem os dicionários em geral que mentira é o ato de mentir que, por sua vez, é dizer e afirmar ser verdade o que o mentiroso sabe que é falso. O cuidado que os adultos têm que tomar quando se lida com crianças é diferenciar a mentira do exagero e da omissão.

O exagero é um aumento de um acontecimento, ação, sensação ou pensamento - que chamarei simplesmente de fato. A criança vê um adulto como um gigante pelas proporções físicas. As lembranças de adultos que visitam os locais onde passaram a infância têm que ser redimensionadas. O adulto tem condições de comparar o que significa para uma criança e para um adulto percorrer o mesmo corredor. A criança percebe o fato com as suas dimensões corporais e competências mentais e emocionais. Uma criança que visite um zoológico e veja o tamanho do material fecal de um elefante fica impressionadíssima, pois é quase do tamanho dela.

A omissão é quando a criança deixa de falar sobre o fato. A criança pode nem ter reparado no elefante, pois o que mais lhe chamou a atenção foi o material fecal. A omissão é quando viu o elefante, mas nada fala sobre ele.
Uma criança acredita no Dumbo, o elefantinho que voa batendo suas orelhas, personagem consagrado mundialmente pelo desenho animado produzido pela Disney em 1941 (baseado na obra Helen Aberson e Harold Perl), como acredita em Papai Noel. Ela poderia contar que viu um elefante voando após visitar o zoológico. É um exagero se ela conhecesse o Dumbo, seria uma mentira, caso não conhecesse. Exagero, pois ela pode ter imaginado o elefante voar como o Dumbo, impressionada que ficou com as orelhas dele que lhe foram gigantescas por serem bem maiores do que seu próprio tamanho. Então, ensinamos à criança que o que ela fez foi um exagero (Dumbo voa) ou uma mentira (um elefante não voa).

Seria uma omissão mentirosa se a criança viu o elefante e dissesse que não viu e pode também acontecer da criança sequer ter visto o elefante de tanto que ficou impressionada com o material fecal...

Pais extremamente severos e bravos desenvolvem filhos medrosos. Por medo uma criança pode mentir para se poupar das reações violentas dos pais. Uma mentira de auto proteção. Pode omitir fatos dos irmãos para também poupá-los dos pais. Quanto mais os pais exigirem que falem a verdade, mais os filhos se fecharão e embutirão suas fantasias e imaginações, prejudicando o desenvolvimento psicológico e amadurecimento deles. A educação é ensinar os filhos a separarem o fato de suas imaginações e fantasias.

É comum uma criança simplesmente pegar um objeto do coleguinha da escola e voltar para casa com ele. A criança quis o objeto e o pegou. Nem pensou no dono dele. Quando chega em casa, diante da reação dos pais que já ficam bravos com ela, dizendo que ela “roubou o objeto do coleguinha e isso não se faz”, ela pode querer se safar e dizer que “achou” ou que “alguém deu para ela”. É uma mentira de autoproteção. Os pais ficam mais furiosos, pois além de roubar do coleguinha ainda mente para os pais. Muito melhor seria educar a criança explicando que isso não se faz, que o coleguinha pode gostar tanto do objeto quanto ele gostou, que o coleguinha vai chorar quando sentir a falta dele como também ficaria triste se o coleguinha fizesse isso com ele. Os pais poderiam perguntar à criança o que o coleguinha gostaria que ela fizesse.

Os pais devem ensinar à criança a pedir desculpas ao coleguinha e devolver-lhe o objeto e explicar que quando percebeu o que fez já pensou em devolver a ele.

É assim que uma criança aprende que não se deve pegar nada dos outros e que cuide dos seus próprios objetos, isto é, aprenda a não mentir, pois os pais poderão perder a confiança nela.

Içami Tiba
Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu "Pais e Educadores de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 28 livros

Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
Colossenses 2:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boa Noite a Todos!!!